Hoje é 23 de abril de 2024 00:42
Hoje é 23 de abril de 2024 00:42

Veja funcionamento de órgãos públicos do estado e prefeituras no feriadão

Em virtude do feriado nacional desta quinta-feira e decretação de ponto facultativo na sexta, haverá alterações no funcionamento de parte das unidades e serviços, mas atividades essenciais não sofrem interrupção; ônibus terão linhas especiais para cemitérios na quinta-feira
De quinta a domingo, os órgãos que desenvolvem atividades consideradas essenciais, como unidades de saúde, de policiamento civil e militar, não sofrem interrupção no funcionamento // Foto: arquivo

O Governo de Goiás publicou no Diário Oficial do Estado o decreto nº 10.335, de 30 de outubro, que dispõe sobre o ponto facultativo nas repartições públicas estaduais nesta sexta-feira (03/11), dia seguinte ao feriado nacional de Finados (02/11), quinta-feira, de forma que o expediente só será retomado na segunda-feira (6/5). Da mesma forma, prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia, também decretaram ponto facultativo na sexta-feira.

Os órgãos que desenvolvem atividades consideradas essenciais, como unidades de saúde, de policiamento civil e militar, de bombeiro militar, de arrecadação e fiscalização não sofrem interrupção no funcionamento. Funcionam em regime de plantão nos órgãos estaduais.

Como fica o atendimento no serviço público

Vapt Vupt

As unidades Vapt Vupt em todo o estado não terão atendimento na quinta-feira (02), em razão do feriado do Dia de Finados. Na sexta-feira (03), devido ao decreto de ponto facultativo nas repartições públicas estaduais, todas as agências funcionarão em horário especial, das 8h às 13h.

Já no sábado o expediente será no horário habitual, das 8h às 13h, nas agências que possuem funcionamento neste dia – caso das unidades instaladas em Aparecida de Goiânia e Goiânia, exceto Praça Cívica e Bougainville.

Agência Goiana de Regulação (AGR)

A autarquia manterá o atendimento aos consumidores de energia e de saneamento básico, bem como do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, durante todo o feriado. A Ouvidoria Setorial receberá as manifestações dos usuários por e-mail (ouvidoria@agr.go.gov.br) e por formulário no site da agência (agr.go.gov.br/ouvidoria).

Ceasa

A Centrais de Abastecimento de Goiás funcionará em seu horário habitual, das 3h às 14h, todos os dias do feriado prolongado, garantindo a normalidade na distribuição de produtos alimentícios. Não haverá expediente somente no setor administrativo.

Detran

Não haverá expediente nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) em todo o estado durante o feriado. No entanto, diversos serviços podem ser realizados pelo site do Detran e pelo aplicativo Detran GO ON, disponível nas versões para Android e iOS.

Procon

Também não haverá expediente na sede do Procon nesta quinta e sexta-feira. Assim como o presencial, o atendimento por meio do número 151 não estará disponível. Os consumidores poderão registrar suas reclamações pela internet, por meio do Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br). As atividades serão retomadas normalmente na segunda-feira (06/11).

Saneago

Equipes da Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) mantêm os trabalhos operacionais para o pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto. O atendimento ao cliente para informar vazamentos, consultar faturas, entre outros, será garantido e com suporte 24 horas. A população pode procurar os seguintes canais: Central (0800 645 0115), WhatsApp (62) 3269-9115 ou chat on-line pelo site (www.saneago.com.br).

Prefeituras de Aparecida, Senador Canedo e Goiânia decretam ponto facultativo

Em Aparecida de Goiânia, o prefeito Vilmar Mariano decretou ponto facultativo no dia 3 de novembro (sexta-feira), por conta do feriado de Finados. Com isso, as atividades administrativas serão retomadas na segunda, dia 6.

Como prevê o Decreto nº 679/2023, publicado no Diário Oficial do Município na terça-feira (31/10), o ponto facultativo não abrange os órgãos que desempenham atividades consideradas essenciais realizadas pela administração pública municipal, como serviços de segurança, emergência em saúde com atendimento 24h e limpeza urbana.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Aparecida, a Central de Imunização retorna atendimento no sábado, dia 4, das 8h às 13h.

Feriado em Senador Canedo

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio do Decreto N.º 2.096, emitido em 27 de outubro, informa que haverá ponto facultativo no âmbito da administração pública municipal na sexta-feira (3/11), que sucede o feriado de Finados.

Os serviços essenciais, como saúde, segurança e limpeza pública, funcionarão normalmente, garantindo a prestação dos serviços necessários à comunidade.

Amma – Fiscalização Ambiental – Plantão 24hs de quinta a domingo.

Central de Óbitos – Plantão 24 horas.

Defesa Civil – Plantão 24 horas.

GCM – Expediente normal.

Saúde – Plantão odontológico no PS São Sebastião, das 8h às 12h

PSF Vila Santa Rosa – das 7h às 13h

Prontos-socorros: 24 horas

Sanesc – Plantão operacional e atendimento por telefone das 07h às 17h.

Seinfra – Plantão de remoção de entulhos e tapa-buracos.

Siteg – Suporte para as secretarias que estiverem em funcionamento.

SMT – Plantão de fiscalização das 06h às 00h00.

Em Goiânia, ônibus terão linhas especiais para cemitérios

A Prefeitura de Goiânia decretou ponto facultativo na sexta-feira (3/11), após o feriado de Finados. O decreto que dispõe sobre a medida foi publicado na edição desta segunda-feira (30/10) do Diário Oficial do Município (DOM). Conforme o documento, os atendimentos de urgência e emergência em saúde, ações de fiscalização e atenção às mulheres vítimas de violência seguem normalmente.

Serviços de varrição, coleta de lixo orgânico, roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros também seguirão em regime de plantão pela Capital. Além desses, a administração municipal manterá opções de lazer, como os parques Mutirama e Zoológico, abertos normalmente durante o feriado prolongado.

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informa que serão criadas cinco linhas na quinta-feira (2/11) para atender a população com deslocamento para os cemitérios Parque, Jardim das Palmeiras, Memorial e Jardim da Esperança, com operação das 7h às 18h.

O expediente nos órgãos do Executivo Municipal, que não são classificados como essenciais, será retomado na segunda-feira (6/11).

Funcionamento dos órgãos da prefeitura de Goiânia

Atende Fácil

As unidades do Atende Fácil estarão fechadas durante todo o feriado, a partir de quinta-feira (2/11). O funcionamento normal será retomado na segunda-feira (6/11), das 8h às 19h.

Comurg

Para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos, os serviços também não sofrerão interrupção. Mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, coleta de lixo orgânico, serviços de roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros por escala. Os cidadãos podem solicitar a Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.

Saúde

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 16 unidades de saúde que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco, ou seja, com prioridade às situações mais graves. Atualizações sobre a testagem ampliada estão disponíveis no link: https://www.goiania.go.gov.br/goiania-adiante/saude/testagemampliada/. Quanto à vacinação, as unidades plantonistas serão: o Centro Municipal de Vacinação (CMV), UPA Dr. Domingos Viggiano – Jardim América, e o Ciams Urias Magalhães. As três unidades estarão abertas das 8h às 17h.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.

Centro de Zoonoses

O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

O feriado não altera o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia. O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O abrigo tem psicóloga, assistente social e outros profissionais especializados em lidar com ocorrências do gênero. A localização da Casa é mantida sob sigilo por motivos de segurança.

Assistência Social

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia realizando busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.

Fiscalização Ambiental

O atendimento segue normalmente. O plantão fiscal atenderá denúncias ambientais recebidas por meio do telefone 161.

Guarda Municipal

Funcionará normalmente e, em casos suspeitos, a população pode entrar em contato com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) pelo telefone 153.

Lazer

Os parques Zoológico e Mutirama vão funcionar normalmente durante o feriado prolongado. O Mutirama funcionará de quinta-feira (2/11) a domingo (5/11), das 10h às 16h, com entrada gratuita. O Zoológico, por sua vez, receberá público de quarta-feira (1º/11) a domingo (5/11), das 8h30 às 17h, com compra de ingressos na bilheteria, que custa R$ 5, até às 16h.

CMTC – Ônibus para cemitérios

Os ônibus do transporte coletivo da Capital circulam na quinta-feira (2/11) com programação de horário mista, sendo que as linhas serão operacionais com planilha de sábado e domingo. As linhas expressas com uma frota de 54 ônibus, com 27 disponíveis para o primeiro turno e outros 27 para o segundo turno.

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informa que serão criadas cinco linhas na quinta-feira para atender a população com deslocamento para os cemitérios Parque, Jardim das Palmeiras, Memorial e Jardim da Esperança, com as seguintes linhas:

– Linha 100: Cemitério Parque/ Jardim das Palmeiras/ Centro, com operação das 7h às 18h

– Linha 101: Terminal da Praça da Bíblia/ GO-020/ Cemitério Memorial, com operação das 7h às 18h

– Linha 102: Terminal Padre Pelágio/ Avenida Perimetral/ Cemitério Parque, com operação das 7h30 às 17h30

– Linha 103: Terminal Araguaia/ Cemitério Jardim Esperança, com operação das 7h30 às 17h30

– Linha 105: Terminal Praça A/ Cemitério Parque, com operação das 7h30 às 18h

O município recomenda, ainda, aos passageiros que utilizem o aplicativo SiMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.

Compartilhar em:

Notícias em alta