Hoje é 23 de junho de 2024 20:22
Hoje é 23 de junho de 2024 20:22

Vilmar define ações estratégicas do mutirão e lista obras na região do Parque das Nações

39ª edição da força-tarefa será realizado entre os dias 23 e 28 de outubro, com previsão de atender cerca de 35 mil moradores dos setores Pontal Sul II, Bairro Itapuã III, Morada dos Pássaros, Porto das Pedras, Colinas de Homero, Jardim Veneza, Jardim Canadá, Setor Colonial Sul e Campos Elísios
Vilmar Mariano, prefeito de Aparecida de Goiânia, discute com a população ações que a prefeitura vai realizar na região durante o Mutirão: “Os moradores são quem realmente conhece as dificuldades de cada bairro” // Fotos: Brunno Moreira

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, definiu, na noite desta terça-feira (17/10), ações estratégicas que serão realizadas durante a 39ª edição do Mutirão de Aparecida, entre os dias 23 e 28 de outubro, no Parque das Nações e bairros vizinhos. Como de costume, na semana que antecede a força-tarefa, o gestor ouve os moradores sobre as prioridades da região beneficiada e determina que as equipes envolvidas na iniciativa executem os serviços.

Participam do Mutirão de Aparecida, com ações nas ruas, as secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Mobilidade e Trânsito. No encerramento da iniciativa, praticamente toda estrutura da administração municipal é colocada à disposição da comunidade para prestação de atendimentos itinerantes. Além disso, instituições parceiras também contribuem.

A reunião foi realizada na Escola Caminho das Letras, na Rua Recife, no Parque das Nações, e contou com a participação de membros de associações de moradores, líderes religiosos com atuação nos bairros próximos e comerciantes.

Ao longo do encontro, Vilmar Mariano destacou os principais serviços de limpeza e manutenção que serão realizados no Mutirão de Aparecida: retirada de entulho, revitalização da sinalização de trânsito, poda de árvores, roçagem de lotes baldios, operação tapa-buraco, troca de lâmpadas, pintura de meio-fio, varrição de ruas, limpeza de bocas-de-lobo.

O prefeito ainda lembrou que ao longo de toda semana vai acompanhar as ações de perto. Como de costume, na semana do Mutirão de Aparecida ele troca o gabinete da Cidade Administrativa e atende nas ruas.

“Nós despachamos com os moradores, que são quem realmente conhece as dificuldades de cada bairro. Visitamos os comerciantes e também as lideranças para entendermos o que, de fato, deve ser feito de imediato”, pontua.

Vilmar Mariano destaca que o contato direito com os moradores melhora o relacionamento entre a administração municipal.

“Hoje, o político não pode ficar preso ao gabinete, precisa andar pela cidade para compreender melhor o que as pessoas precisam. Estamos fazendo justamente isso porque entendemos a importância dessa proximidade”, explica.

Lista de bairros que serão atendidos

Nesta edição, serão beneficiados com as ações de Mutirão de Aparecida os seguintes bairros: Parque das Nações, Pontal Sul II, Bairro Itapuã III, Morada dos Pássaros, Porto das Pedras, Colinas de Homero, Jardim Veneza, Jardim Canadá, Setor Colonial Sul e Campos Elísios. A expectativa dos organizadores é atender direta e indiretamente cerca de 35 mil pessoas.

Único representante da cidade na Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado estadual Veter Martins reforça a importância do mutirão, por promover cidadania, com serviços e atendimentos gratuitos, além de facilitar a vida dos moradores porque a prefeitura vai até ele com diversos benefícios.

“O mutirão é uma política pública de sucesso”, resume.

O parlamentar lembra ainda que tem compromisso firmado com o município: “Vou destinar 100% das minhas emendas impositivas para Aparecida”.

Moradores aprovam ação da prefeitura

Morador do Setor Colonial Sul, José da Costa Lima classifica a reunião com o prefeito como “importante” para região.

“Vai trazer [o mutirão] muitos serviços. Também é importante porque o prefeito ouviu a população”, contou.

Ele também apontou algumas prioridades: “Precisa completar a pista de caminhada da Avenida das Nações e também fazer alguns reparos na iluminação”.

Responsável pela organização técnica do mutirão, o secretário de Ação Integrada, Chanter Lane Pereira, destaca que a determinação do prefeito Vilmar Mariano é prestar serviços de excelência aos moradores.

“Trata-se de uma região grande, mas vamos alcançar mais uma vez nossa meta”, afirma.

Morador e liderança da região, o vereador Diony Nery aprova a iniciativa da Prefeitura de Aparecida de Goiânia: “Os moradores estavam esperando o mutirão porque sabem dos benefícios que ele disponibiliza”.

Semana repleta de entrega de obras

Ao longo da semana, o prefeito, vereadores e secretários irão vistoriar obras da administração municipal na região onde será executada a força-tarefa. Entre elas, as obras de construção do campo com grama sintética (foto) e a praça do Parque das Nações, que será entregue aos moradores na próxima semana. O espaço terá iluminação em LED, bancos em madeira, projeto paisagístico, pista de caminha e academia aberta. No mesmo bairro, está sendo construída também uma pista de skate.

Durante o mutirão, conforme o prefeito anunciou aos moradores, será implantada toda iluminação de LED nas Avenidas das Nações e Uirapuru. Vilmar também anunciou que será construída, em breve, uma praça no Setor Porto das Pedras.

“Além de oferecer os serviços e os atendimentos tradicionais nós também mostramos aos moradores outras ações que estamos realizando. Na próxima semana, reafirmo que irei transferir meu gabinete para as ruas dos bairros para ouvir a população”, garante.

Veja local e datas de atendimentos

Os atendimentos do Mutirão de Aparecida serão realizados na sexta-feira, 27, e no sábado, 28, na Escola Municipal Túlio Costa, no Pontal Sul II. Serão oferecidos exames médicos e oftalmológicos, ultrassonografia para gestantes, emissão da carteira de identidade, encaminhamento ao mercado de trabalho, consultas médicas com clínico geral e pediatra, castração de animais domésticos de pequeno porte, atualização do CadÚnico, orientação jurídica para pequenos processos. Ao todo, são mais de 100 serviços gratuito disponibilizados aos moradores.

Presenças – Participaram da reunião com os moradores e lideranças comunitárias os vereadores Diony Nery, Amendoim, Erivelton Contador, Sandro Oliveira; os secretários Davi Mendanha (SDU), Avelino Marinho (SMTA), Gerfeson Aragão (Esporte), Chanter Lane (Ação Integrada), Tia Deni (Mulher), Sulnara Santana (Assistência Social e primeira-dama), Ozeias Laurentino Júnior (Comunicação), Divino Ajax (Habitação) e Júlio César Mendes (Regulação Urbana).

Compartilhar em:

Notícias em alta